quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A beira de um ataque de nervos? Tome um Gazpacho que passa!

Nesses tempos de calor, no qual ouvimos inúmeros suspiros de "Ah... o verão!" de quem está à beira-mar curtindo o calor com a leve brisa marítima, o pessoal - eu - que não tem a mesma sorte de estar de férias sofre com o calor inferno da selva de pedra. 
Apesar de ter suas vantagens, tipo chegar em casa em 10 minutos e poder aproveitar a luz natural até as 21h, o calor às vezes castiga e nos deixa a beira de um ataque de nervos!

Como a gente tem continuar vivendo bem - e sana - há que se encontrar soluções gostosas para melhorar o calorão! Como não dá para se entupir de sorvete, infelizmente, e ao mesmo tempo sentimos necessidade de comer coisas salgadas e leves, as sopas frias são ótimas aliadas para quem já está cansado só da saladinha.

Eis que surge o santo Gazpacho (ou gaspacho)! Imortalizado pelo grande Almodóvar em seu "Mulheres à beira de um ataque de nervos", essa sopa gelada típica da região de Andaluzia, na Espanha é prática, deliciosa, alimenta e é cheia de sabor! Na trama, o tradicional Gazpacho é batizado por Pepa - Carmen Moura - com soníferos e acaba se tornando peça-chave para desenrolar do filme, que é uma ótima pedida para quem quer dar boas risadas!


Aliando o fato de que eu adoro o filme e hoje estava um calor de matar, resolvi fazer um Gazpacho na hora do almoço e é claro que eu vou compartilhar a receita com vocês. Na receita original do filme há pão, pimentão verde e vermelho, tomates, sal, pimenta, azeite, vinagre, cebola e pepino. Na minha receita, eu tirei o pão e para dar um toque especial coloquei endro (ou dill, ou funcho!), cebola roxa e alho assado. Ficou bem fresquinho, me alimentou e eu fiquei feliz da vida!










Gazpacho
Ingredientes:

- 8 pimentões vermelhos
- 5 pimentões verdes
- 8 tomates

- Pão dormido
- 1 cebola
- 1 pepino
- Azeite
- Sal
- Vinagre

Para o preparo:

Pique grosseiramente os legumes e o pão. Coloque tudo do liquidificador e bata até ter um mistura homogênea. Se preferir, passe no chinois ou coe em uma peneira. Sirva em uma jarra ou direto nas taças ou copos. Grissines são um ótimo acompanhamento!


Beijocas,


T.



Nenhum comentário:

Postar um comentário