É sexta-feira! É sexta-feira! E sexta-feira é dia de que? De falar de coisa boa (não, não vamos falar da iogurteira toptherme e nem da câmera tekpix)! E o que pode ser melhor do que falar de turismo gastronômico? De turismo gastronômico em NYC, ainda por cima? Ah! Presentão, né?
Nova York: a capital do mundo, da moda, dos lindos sapatos (Carrie que o diga) e da diversidade cultural que abriga todas as etnias, diversidades e autenticidades de maneira harmônica, formando um incrível mosaico social e um caldeirão cheio de sabores.
A quantidade de restaurantes, lojas de artigos gastronômicos, boutiques de comida, cookies gigantes e sorveterias é quase tão grande quanto suas infinitas luzes. O que torna Nova york a Disneyland para os amantes da comida (e o sol do nosso sistema gastrocêntrico)!
Nós vamos esmiuçar mais cada cantinho de NYC, em outros posts, pois hoje eu vim para falar de um dos meus restaurantes preferidos da cidade que nunca dorme: O Lincoln Ristorante!
Por fora, você pensa que é algum tipo de museu desenhado pelo nosso eterno Niemayer. Todo cheio de pontas, assimetrias e inovação. Por dentro, os aromas convidativos da cozinha italiana, a iluminação natural enaltecendo as taças de cristal já bem dispostas à mesa e o sorriso da hostess ao te encaminhar para sua mesa fazem você se derreter toda, até nos invernos mais rigorosos.
Quando você senta, prontamente eles já te trazem um mimo básico de fois gras com pistache, umas manteigas saborizadas e uns pãezinhos bem quentinhos que na primeira mordida já percebemos que feito com fermentação natural (e é mimo MESMO! Não é como os cobiertos da Argentina, que eles vão colocando na mesa e depois vem a facada no final)
Enquanto você degusta a entradinha, os olhos ficam ainda mais famintos com as opções do cardápio - só não esquece de dar uma bizoiada no público, pois de vez quando o Tom Cruise gosta de dar uma passadinha básica lá pra almoçar OMG!
O cardápio segue uma linha italiana bem tradicional, sem muitas firulas e o melhor de tudo é o preço: 36 doletas para entrada, prato principal e sobremesa e ainda ver o Tom Cruise, tá bom, né? No Brasil, um almoço em restaurante desses não sairia por menos de 300,00 reais. No jantar é um pouco mais salgadinho, $75,00 para o menu degustação. Mesmo assim, comparando com o Brasil, vale MUITO a pena.
Quando eu fui, por sorte, estava tendo o Restaurant Week (e eu fiquei que nem pinto no lixo por toda temporada que passei lá, indo em todos os restaurantes possiveis e imaginaveis por lindos $25). Optei pelo menu que eles indicavam e não me arrependi.
Primeiro veio uma Ricotta de Pecora, com pistaches, menta e tomates quentes, tudo misturado contrapondo a maciez da ricata, com o crocante do pistache e finalmente o doce do tomate. Depois vieram os principais: penne ao molho de queijos e bolonhesa de linguiça de porco e o da minha amiga Lin que estava comigo: polenta com almodegas de porco com um molho de vinho e frango assado. Mais italiano IMPOSSIVEL. Os olhos da gringa aqui encheram de lágrimas de emoção na primeira garfada (isso acontece mais do que deveria...) Eles conseguiram fazer o mais difícil e o que eu sempre procuro passar para meus alunos: Fazer o simples bem feito e com sabor pungente de cada ingrediente. Simplesmente fantástico. O sabor bem marcado do porco, sentindo a salvia. O macarrão fresco perfeitamente al dente. A cremosidade da polenta contrastando com o crocante da pele do frango... Ai! só de lembrar deu água na boca.
Depois de ir pro céu e voltar, ainda tinha mais uma surpresa: a sobremesa, minha parte preferida (meu digníssimo nunca entende a minha empolgação com os doces, mas mulher é assim mesmo: carinha de anjo, coração de formiga). Mas não era qualquer sobremesa, era A sobremesa. Tinha todos os elementos para uma dessert inesquecivel: o crocante do Amaretti (biscoito de amêndoa típico da italia), a cremosidade do sorvete de ciocolatto e giaduia (com avelãs inteiraaas) e creme fresco batido a meio ponto. Sensação: Chegando nas portas do paraíso... O melhor: facilmente reproduzivel. Semana que vem passo a receita.
E assim foi minha deliciosa refeição tarde a dentro no Lincoln...
Ah! Muito importante: Em NYC, apesar de ter muitos restaurantes, todos são disputadíssimos. O bom é sempre reservar antes aqui para evitar a frustração de ser barrado na porta.
Lincoln Ristorante
Linconln Center - 142 West 65th St. New York, NY 10023
Que tal dar um pulinho lá para conferir? It's up to you, New York...
xoxo,
T.
ps: o "Comendo o mundo" será uma coluna semanal para compartilhar minhas experiências gastronômicas Brasil e mundo a fora.

Nenhum comentário:
Postar um comentário